As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel

asprincipais renovacoes de interiores que vao valorizar o seu imovel

Numa realidade imobiliária em que as oportunidades para comprar casas novas não abundam, cada vez mais a reabilitação de propriedades e a renovação de interiores é uma prática comum.

Se mudar de casa está nos seus planos e se precisa de vender o seu imóvel para o efeito, considere fazer algumas melhorias aos interiores para valorizar a propriedade e para conseguir fechar uma venda em grande.

Contudo, tenha atenção ao tipo de renovações que faz. Para quem tem menos experiência, um projeto mal concebido pode significar um orçamento a derrapar e dinheiro gasto em vão. No final, pode até acontecer que o seu projeto de renovação não lhe traga o retorno esperado. É, por isso, necessário avaliar bem o nível de intervenção a fazer.

Se os seus interiores precisam de renovações de cariz estrutural, a melhor ideia será contratar um profissional e entregar-lhe as rédeas da situação. Por outro lado, se apenas pretende dar um ar renovado e fresco à sua propriedade, existem inúmeros pequenos projetos que pode fazer sozinho.

É precisamente sobre isso que fala este artigo. Aqui pode encontrar algumas sugestões de renovações de interiores para as principais divisões da sua casa, de forma a que consiga valorizar o seu imóvel e prepará-lo para uma venda rápida e vantajosa.

asprincipais renovacoes de interiores que vao valorizar o seu imovel

Renovar a cozinha

A cozinha é sempre uma boa divisão para dar início ao seu projeto de renovação de interiores. Para além do seu cariz utilitário, a cozinha é também um ponto de convívio incontornável na casa e, para alguns, um local de grande prazer e diversão.

Dê mais estilo à zona de preparação

A zona de bancada e de preparação de alimentos não tem de ser aborrecida. Use a imaginação para criar um padrão com azulejos ou mosaicos e aplique-o facilmente. Este pequeno projeto DIY é simples, económico e vai tornar todo o espaço visualmente mais atrativo.

Invista na iluminação

A iluminação é um aspeto fundamental em qualquer divisão da casa. Se a sua cozinha não abunda em janelas grandes e iluminação natural, pode optar por instalar iluminação embutida cozinha.

Instale fios LED sobre os armários e cabines, de forma a melhor iluminar a zona de bancada onde vai cozinhar. Se tem portas de vidro, também pode aplicar a iluminação dentro dos armários para um efeito mais subtil.

Esta melhoria é fácil, de relativo baixo custo e, no final, dá um toque elegante e um ar sofisticado a qualquer cozinha. Os clientes compradores vão adorar!

Modernize os móveis de cozinha

Pintar móveis de cozinha é a forma mais rápida e drástica para melhorar visualmente a perceção que qualquer pessoa tem do espaço. Por isso, se os seus móveis já acusam algum desgaste, pinte-os com uma cor leve e neutra.

Outra dica: se os seus armários têm portas de vidro que possibilitam ver o interior, considere aplicar um papel de parede no fundo do armário, de forma a criar algum divertimento na divisão.

Dê o toque final na renovação dos seus móveis de cozinha e troque os puxadores velhos e ligeiramente enferrujados por outros mais modernos.

Arte nunca é de mais...nem mesmo na cozinha

A cozinha é um espaço que tendencialmente proporciona o convívio entre as pessoas. Com cada vez mais frequência vemos os conceitos open space a tentar incorporar a cozinha no espaço social, eliminando paredes e demais barreiras físicas.

Lembre-se, por isso, que a sua cozinha vai ser um espaço para receber e conviver com as pessoas. Por esse motivo, não invista exclusivamente na decoração utilitária e considere instalar alguns quadros ou ilustrações. A divisão vai tornar-se mais agradável e certamente um ponto a favor na valorização do seu imóvel.

Crie um espaço de convívio

Dependendo do tamanho e da disposição da sua cozinha, sugerimos que tente criar um local de convívio específico algures na cozinha. Instale uma pequena ilha no centro e alguns bancos, de forma a ter um espaço disponível para refeições rápidas e para os seus convidados se sentarem e conversarem enquanto termina de preparar o jantar. Se o espaço (ou falta dele) for um problema, explore aquele canto morto que outrora servia para esconder a vassoura e instale uma pequena mesa redonda e um banco em formato L.

Ler mais: Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel?

asprincipais renovacoes de interiores que vao valorizar o seu imovel

Renovar casas de banho

A seguir à cozinha, a casa de banho é a divisão à qual deve dar atenção. Em dias menos fáceis, um banho prolongado com sais e óleos essenciais na banheira e um ambiente relaxante fazem milagres. Por isso, modernize este espaço e transforme-o num pequeno spa privado que os clientes compradores não queiram deixar fugir.

Pinte os azulejos

Normalmente, as casas de banho são das divisões que mais acusam o passar dos anos numa casa. Seja porque estão sujeitas a muita humidade e a pouca renovação de ar, ou porque esteticamente se tornam obsoletas, a verdade é que existem formas muito económicas de dar um novo ar a esta divisão.

Pode começar por tratar dos azulejos com aquele padrão ultrapassado. Para evitar ter de gastar umas largas centenas de euros na remoção e reaplicação de azulejos ou mosaicos, pode simplesmente optar por pintá-los!

Hoje em dia, existe uma grande variedade de tintas para azulejos que oferecem um leque de cores bastante interessante e que já incorporam tratamentos que ajudam a prevenir a formação de fungos e bactérias causados pela humidade.

Invista num bom espelho

Pragmaticamente falando, os espelhos pequenos cumprem bem a sua função. Contudo, do ponto de vista estético, espelhos maiores tendem a dar um ar mais amplo à divisão. Por isso, se a sua casa de banho é pequena e mal iluminada, instale um novo espelho com iluminação embutida para dar um ar completamente novo a este espaço.

Recupere os móveis

Da mesma forma que falámos acima sobre dicas para restaurar os móveis de cozinha, o mesmo se aplica aos móveis da casa de banho. Pintar e mudar puxadores são ótimas formas de dar um ar novo a estas peças.

Renove a sanita

Tudo o que envolve louça de casa de banho é normalmente um projeto dispendioso. Por isso, se a sua sanita está com um ar desatualizado, porque não considera mudar apenas o assento e a tampa?

Pode parecer insuficiente, mas atualmente existe uma grande oferta no mercado e a mudança visual será verdadeiramente impactante.

Torne a sua casa de banho mais verde

Traga algumas plantas para esta divisão e faça da sua casa de banho um pequeno oásis. Para além da componente estética, as plantas são a principal fonte de oxigénio e ajudam a melhorar bastante a qualidade do ar desta divisão (que tende a ser mais pesado). Se duvida das suas capacidades para cuidar de plantas, faça alguma pesquisa e aposte em espécies mais fáceis de manter.

 

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

asprincipais renovacoes de interiores que vao valorizar o seu imovel

Renovar a sala

Renovar sala de estar ou de jantar acaba por ser mais simples do que uma cozinha ou casa de banho e, na maioria das vezes, o segredo está apenas em saber redecorar o espaço e dar-lhe o ambiente certo para atrair os clientes compradores. Contudo, existem sempre alguns trabalhos de renovação de interiores que pode levar a cabo para valorizar ainda mais este espaço.

Envernizar o chão

Se a sua sala de estar ou de jantar beneficia de um bom soalho, é importante dar-lhe um ar renovado e tratado aos olhos dos futuros clientes compradores.

Tal como uma pintura às paredes, também um tratamento geral ao soalho de madeira vai ter um impacto visual enorme. A madeira é um material bastante popular devido às suas propriedades térmicas, acústicas e à sensação de conforto que dá ao espaço.

A manutenção dos pisos de madeira deve ser feita sensivelmente a cada 10 anos. Este processo passa por 3 fases: polir, limpar e envernizar o soalho.

É necessário algumas ferramentas e utensílios específicos para este projeto mas, no final do dia, mesmo que tenha de recorrer a um profissional, vai compensar.

Dê um novo ar à lareira

Se a sua casa tem uma lareira, é provável que já tenha algumas manchas de fumo ou outros sinais de uso. Para lhe dar um ar totalmente renovado, faça uma limpeza a fundo e pinte-a.

Pode ainda optar por uma renovação mais elaborada e construir uma estrutura em torno da lareira. A ideia principal é montar uma espécie de “moldura”, de forma a tornar a lareira o ponto central da divisão. Para isso, recorra a alguns barrotes e fixe-os bem com cola e pregos. Utilize pedaços de contraplacado para preencher a estrutura e instale uma pequena prateleira por cima da lareira. Para finalizar, pinte tudo e coloque alguns objetos decorativos por cima da lareira.

asprincipais renovacoes de interiores que vao valorizar o seu imovel

Aumentar a eficiência energética

Se existem melhorias e renovações de interiores que valorizam a venda de um imóvel, são aquelas que melhoram a sua eficiência energética. Se vai vender casa, saiba desde já que a certificação energética é obrigatória, quer para efeitos de divulgação do anúncio imobiliário, quer no momento de celebração do contrato.

 

Numa altura em que nunca se falou tanto de sustentabilidade como agora, os clientes compradores vão gostar da ideia de comprar casas ecológicas e de ver as suas despesas de água e luz reduzidas no final do mês.

Melhore o isolamento térmico

O isolamento térmico de uma casa tem como principal função fazer com que haja menos perda calor para o exterior no inverno, e com que a casa se mantenha fresca no verão. Utilize materiais que sejam bons isoladores térmicos nas paredes, no pavimento e na cobertura da sua casa.

Os tipos de materiais mais comuns para o efeitos são: a lã de vidro, lã de rocha, espuma de poliuretano, poliestireno expandido, poliestireno extrudido e aglomerado de cortiça.

Instale painéis solares

Esta não é necessariamente uma solução de baixo custo, mas irá definitivamente valorizar o seu imóvel e traduzir-se em poupanças energéticas significativas que podem chegar aos 60%. Portugal é dos países da União Europeia com maior exposição solar e, por isso, o aproveitamento do sol como fonte de energia renovável é particularmente eficaz.

asprincipais renovacoes de interiores que vao valorizar o seu imovel

Crie sistemas de redução e aproveitamento de águas

Se tem um jardim, pode instalar ou mesmo construir um reservatório de água, de forma a aproveitar a água da chuva e utilizá-la no sistema de rega ou nas descargas das sanitas.

Substitua as torneiras comuns por torneiras e chuveiros com sistemas de regulação do fluxo de água e aposte em autoclismos com dispositivos de dupla descarga.

Substitua os eletrodomésticos antigos

Os eletrodomésticos antigos podem ser verdadeiros buracos negros no que toca ao consumo de energia. Considere renovar os seus equipamentos e tenha em atenção a eficiência energética quando comprar novos. Existem sete classes de eficiência energética, em que a mais eficiente é a classe A e a menos eficiente é a classe G. Normalmente, os eletrodomésticos de classe A são ligeiramente mais caros mas, a longo prazo, vai compensar e vai ter retorno com a poupança de energia.

 

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad