As melhores inspirações de Outono e Inverno para a sua casa

As novas estações vêm e com elas trazem uma grande vontade de mudar. Neste artigo, damos-lhe algumas inspirações de Outono e Inverno para a sua casa, de forma a que consiga preparar todo o espaço para acolher o início das estações frias, dando-lhe uma nota extra de conforto e serenidade.

 

Estas inspirações de Outono e Inverno resultam de uma pesquisa encomendada pelo OnlineMortgageAdvisor.co.uk que analisou os pins adicionados pelos utilizadores da rede social Pinterest aos seus álbuns inspiracionais de Outono.

 

Veja as inspirações que, segundo as estatísticas do Pinterest, têm estado no topo das partilhas e  incorpore-as na sua decoração. Tire proveito da nova estação e desfrute ainda mais do tempo passado em casa com família e amigos.

 

 

Interiores naturalistas

(287 506 pins)

Sem grande surpresa, grande parte dos pins com inspirações de Outono partilhados recentemente nesta rede social contemplam ambientes e decorações naturalistas e intimistas, muito marcadas pelo elemento floresta e pelo verde que a caracteriza nesta altura do ano.

 

De acordo com a designer de interiores Lauren Otella (Otella Studios) esta tendência tem-se mantido constante ao longo dos anos pelo facto das pessoas quererem manter-se mais ligadas ao exterior, em particular, durante as estações frias. Contudo, neste ano de 2021, esta necessidade de contacto com a natureza é ainda mais acentuada devido aos sucessivos confinamentos dos últimos meses relacionados com a pandemia e aos longos períodos de tempo passados no interior das casas.

 

Ler mais: As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel 

 

 

Interiores contemporâneos e clássicos

(190 090 pins)

Uma boa simbiose entre os estilos contemporâneo e clássico é mais uma tendência com bastante procura no Pinterest para esta nova estação. Pode incorporar esta tendência na decoração de outono da sua casa ao incluir alguma mobília ou peças mais clássicas em divisões chave. Isto resulta particularmente bem em interiores ou ambientes contemporâneos, uma vez lhes dá um toque extra de sofisticação e potencia sensações de maior segurança e estabilidade.

 

Contudo, lembre-se que as peças clássicas tendem a ser visualmente impactantes, por isso, não abuse da sua utilização e tente sempre manter um bom equilíbrio entre estes estilos.

 

 

Divisórias de espaços interiores

(108 708 pins)

Para aumentar ainda mais a sensação de conforto e aconchego durante as estações frias, aposte em divisórias de espaços interiores. Biombos, estantes, cortinas ou ripados de madeira são algumas ideias de elementos aos quais pode recorrer para delimitar espaços na sua casa e para organizá-la, sem que a componente estética fique comprometida.

 

As divisórias têm a grande vantagem de serem elementos espacialmente flexíveis, o que lhe permite adaptar o desenho do espaço e das divisões da sua casa às suas necessidades atuais. Estas peças ajudam também a que diversas atividades diferentes possam ser feitas na mesma divisão, sem que isso signifique desorganização, conflito visual ou desconforto.

 

Este novo paradigma tornou-se particularmente relevante nos últimos meses (em que muitas coisas diferentes tiveram de ser feitas a partir das nossas casas), mas é também uma tendência que pode utilizar para criar o ambiente certo para a nova estação, que nos convida a espaços mais pequenos e intimistas.

 

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

 

 

Elementos decorativos prateados

(94 625 pins)

Os tons prateados são outra forte tendência de pesquisa nas inspirações de Outono e Inverno para interiores. Ao contrário do que tendencialmente poderíamos prever, o dourado e o bronze (que nos remetem para o calor e para a sensação de aconchego) perdem terreno nas pesquisas dos internautas, que dão preferência às inspirações com elementos prateados.

 

Os elementos prateados são muitos versáteis e adaptam-se bem a qualquer estilo de decoração de interiores. Explore as diversas variações de cinzas e incorpore algumas peças metalizadas na sua decoração, de forma a criar um contraste com as cores mais fortes e com os elementos mais naturais. Lembre-se que o segredo reside no equilíbrio de elementos.

 

Pode explorar os prateados através de peças decorativas, têxteis ou outras peças utilitárias (candeeiros, porta revistas, castiçais, etc.).

 

 

Decoração verde escura

(90 870 pins)

De acordo com as preferências de pesquisa dos utilizadores do Pinterest, houve também um aumento de pesquisas relacionadas com decoração de interiores verde escura. De acordo com esta análise, a cor outonal mais popular é, sem dúvida, o verde escuro, seguido pelas cores neutras. “Os vários tons de verde têm sido cores populares, mas o verde escuro, em particular, tem atraído mais atenção nos últimos anos”, afirma Lauren Otella. Esta cor é, sem dúvida, um elemento decorativo obrigatório nas inspirações e decorações de Outono deste ano e uma excelente opção para criar alguma dinâmica no espaço. Aposte em elementos decorativos nestes tons e considere investir numa peça chave verde escura (por exemplo, um sofá ou um aparador).

 

 

Cores neutras

(66 476 pins)

As cores neutras nunca saem verdadeiramente de cena, independentemente da estação ou do estilo de decoração em causa. Assim sendo, esta tendência não surpreende e podemos afirmar que será outra grande tendência deste outono/inverno.

 

Em 2020, a terracota era apontada como uma cor tendência para este ano. Contudo, as pesquisas parecem indicar que esta alegada tendência evoluiu para uma palete de cores outonais mais neutral. Desfrute da suavidade e da calma que estas cores trazem a qualquer divisão, incorpore alguns elementos mais coloridos (aposte nos amarelos e laranjas) e não se deixe aborrecer.

 

 

Mobília e layouts geométricos

(64 248 pins)

Numa tentativa nostálgica de recuperar alguma inspiração dos anos 60, a pesquisa por decoração e mobília geométrica assume-se como outra grande tendência para este Outono. Aposte, por isso, na geometria e considere investir em algumas peças-chave: uma mesa tulipa com formato curvilíneo na sala de jantar, em direto contraste com uma mesa de centro quadrada na sala de estar, de linhas geometricamente cruas.

 

Para incorporar esta tendência na sua decoração de casa respeitando o orçamento e assumindo uma postura mais conservadora no que aos custos diz respeito, recorra a alguma arte de parede ou a outras peças decorativas geométricas.

 

 

Mistura de texturas e sobreposição de elementos

(35 299 pins)

Já longe vai o tempo onde uma decoração de interiores competente se caracterizava pela consistência e pela rigidez na utilização de alguns elementos ou materiais. E esta tendência de pesquisa revela precisamente isso. A mistura de elementos com diferentes texturas veio para ficar. Ela cria uma dinâmica diferente na divisão, dá espaço para a diversão e para a espontaneidade e, de um ponto de vista mais pragmático, acaba por ser uma tendência menos exigente para qualquer pessoa.

 

Por isso, neste Outono e Inverno, misture texturas e tire o máximo partido dos pufes de tecido, dos acessórios de veludo e das mantas de lã. Sobreponha todos estes elementos para uma sensação de aconchego e de conforto extra.

 

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída 

 

 

Cantos de leitura

(18 777 pins)

Após a agitação do Verão, o Outono é uma estação que muito apela à calma e à tranquilidade. Não há nada melhor do que um ambiente intimista que nos permita relaxar e desanuviar nas nossas casas. É por isso que a pesquisa por inspirações relacionadas com pequenos cantos de leitura foi transversal a tantos internautas, assumindo-se como uma tendência incontornável na nossa lista de inspirações de outono.

 

Para criar o seu pequeno canto de leitura em casa deve, em primeiro lugar, encontrar um local tranquilo, com boa luminosidade e feng-shui. Preencha-o com uma pequena mesa de apoio e um bom candeeiro de pé. O mais importante: uma poltrona ou chaise longue confortável, que lhe permita assumir uma postura correta enquanto lê e, ao mesmo tempo, proporcione um elevado grau de conforto.

 

Deixe-se inspirar por todas estas ideias e tendências e tire o máximo partido da sua casa.

 

Artigo adaptado, originalmente publicado em Country Living 

 

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad